segunda-feira, 6 de maio de 2013

História da Ginásica


Ginástica – Exercício Físico
Escola: pobreza, limitação
Fora da escola: riqueza, diversificação (modalidades e objetivos)
Dois opostos onde o conhecimento da ginástica está cada vez mais longe e fora do contexto escolar.

Origem da palavra: exercita-se para fortificar, dar agilidade ao corpo, é a arte de exercitar o corpo nu.

Ginástica confunde-se com a história do homem
Vem da pré história
Afirma-se na antiguidade
Estaciona na idade média
Fundamenta-se no início da idade moderna
Sistematiza-se no início da idade contemporânea

Pré história
Sobrevivência, atacar e defender
Utilização e sistematização rudimentares
Ginástica transmitida pelas gerações
Presente nos jogos, rituais, festividades.

Antiguidade
Egito
Ex. gímnicos como meio de exercitação
Pinturas e desenhos nas tumbas mostram os exercícios
Ginástica:
Trabalho com qualidades físicas
Uso de materiais de apoio
Oriente
Ex. físicos presente em lutas, natação, remo, hipismo, etc
Ginástica nos exercícios utilitários, jogos, rituais religiosos e preparação do guerreiro.
Ocidente
Ginástica na educação corporal – características militares
Gregos
Ginástica: exercício físico em geral – corridas, lançamentos, saltos, lutas
Reconhecimento da importância da atividade física
Ideal da beleza: valor ao corpo.
Atenas: ginástica é educação corporal
Esparta: preparação do guerreiro
Origem de fundamentos gímnicos - termos: halteres, atleta, pentatlo.
Atividade física como elemento da educação

Instalações esportivas:Termas, circos, estádio.Ginásios eram destinados aos exercícios físicos praticados nus.
Paideia: artes da ginástica e música, contribuindo na educação, cultura e formação do ser.
Império Romano
Exercício físico para preparação militar e prática de atividades esportivas: corrida de carro, combate de gladiadores.
Ginástica militar, guerreira e espetacular.
Combate à ginástica grega: nudez como algo imoral e repulsivo.
Decadência do IR se deu pelos espetáculos circenses, que praticavam a crueldade.
Surgimento de instalações esportivas: Termas, circos, estádio.
Princípio do heroísmo sagrado grego: perfeição, espírito de disputa e ideal do belo
Espírito agonístico.
Idade Média
enclausuramento
Cultura física = pecado àabolição
Escola = Elite à aprisionamento corporal desvalorização de qualquer atividade recreativa e/ou divertida.
Nobres: esgrima e equitação. Jogos com objetivo de enobrecer o homem, fazê-lo forte e apto.
Outras atividades: arco e flecha, luta, escalada, corrida, salto, marcha.jogos de bola e raquete, etc.
Cruzadas: preparação militar para adestramento físico à esgrima, equitação, arco e flecha, corrida e luta
Renascimento
Retorno aos ideais clássicos: redescoberta da beleza do corpo, belo não é mais pecaminoso.
Ressurgimento da cultura física: exercícios físicos em geral.
Feiras e festas nas ruas pós período de enclausuramento feudal.
Desenvolvimento das ciências: anatomia e pedagogia
Atividades corporais como parte da educação: revalorização da educação.
Exibição corporal: liberdade e tempo livre acompanhados pela ginástica prática.
Davi: escultura com realismo anatômico.
Idade Moderna
Visão de corpo atrelada à manutenção e promoção da saúde: EF nas escolas era a ginástica moderna baseada em dimensão biológica.
Exercício físico: agente de educação moral e intelectual. Metodologia para obter conforto q era impossibilitado pelas máquinas ao trabalhar.
Origem das 4 escolas de ginástica: Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa.
Primeira lingíada: festival internacional de ginástica.
Ginástica: Característica de pratica de exercício físico. Associação com funções importantes na sociedade (corrigir vícios posturais). Caráter cientifico (perda do artístico e lúdico), educar o movimento e o corpo (ordem e disciplina).
Inicialmente: referencia a todo o tipo de atividade física sistematizada à atividades de sobrevivência, jogos, atletismo, lutas, preparação de soldados.


Ginástica na escola:
Pensamento médico e pedagógico - exercício físico com elemento da educação à Ef torna-se parte da educação das pessoas.
Objetivo de higienização da sociedade (principal), regeneração da raça, desenvovimento da moralidade e defesa da pátria.
Institucionalização da EF (ginástica) começa quando ela torna-se obrigatória nas escolas.
Crise na EF se deu pela negação do caráter de alienação (superatletas técnicos)

N.Netto

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